segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Amigos errados-Prejuízo na certa

O mundo vive numa busca de felicidade constante e, tenho certeza que você deseja ser uma pessoa feliz e sonha sempre em ser assim. O salmo 1 nos fala sobre a verdadeira felicidade. De acordo com este, para sermos realmente felizes, há certas coisas que temos que fazer.



 -REJEITAR OS CONSELHOS DOS MAUS ( SL 1: 1A )

Já parou para observar que todo adolescente gosta de ter muitos amigos e de ser aceito pela sua turma ou grupo e não gosta de ser diferente? Contudo, a Bíblia diz que o crente não pode simplesmente aceitar todas as opiniões dos amigos sem verificar se estão de acordo com a vontade de Deus e, especialmente, quando estes amigos não são crentes. Vejamos alguns exemplos de conselhos dos ímpios.

 -Uma garota está lhe dando "bola", mas você tem uma namorada. Alguém lhe diz: " Não seja bobo, fique com ela ".

-Você está gostando de um rapaz. Ai alguém lhe diz: " Vista-se de maneira provocante para chamar a atenção dele".

- Um amigo oferece: Beba mais um pouco, vamos comer água, não faz mal, é divertido...

-Alguém lhe oferece um papelote de cocaína, dizendo que você fará a "Viagem" mais emocionante da sua VIDA.

-A sua turma fala "não faz mal"; "os tempos são outros"; todo mundo faz".

Estes "conselhos" podem ser aceitos por todos do mundo, mas jamais pelo adolescente crente. O crente tem que rejeitar os maus conselhos, e quem tem discernimento realmente estará cuidando de si mesmo ao fazer isto.
Você conhece a historia de Roboão (1 RS 12:1-15), que era filho do homem mais sábio que já viveu neste mundo? Quando seu pai Salomão, morreu e Roboão foi escolhido para sucedê-lo no trono, ele foi buscar conselhos primeiramente com os idosos, que o aconselharam a tratar bem o povo ( v.7) e, depois com os jovens, seus amigos (v.8) Veja nos vs. 9-11 qual foi o conselho que colegas deram para ele!

-"Que conselho vocês me dão?"-perguntou ele.

- Eles responderam: Você deve dizer o seguinte: O meu dedinho é mais grosso do que a cintura do meu pai!. Ele fez você carregarem cargas pesadas; eu vou aumentar o peso ainda mais.

A Bíblia diz que Roboão "desprezou o conselho dos homens mais velhos e falou duramente com o povo,como os jovens haviam aconselhado". O resultado deste conselho em duas partes. Precisamos de discernimento ao buscar conselho, e temos que comparar o conselho com a palavra de Deus.

- NÃO SEGUIR O EXEMPLO DOS PECADORES (SL1:1B)

Você não precisa fazer o que todos do mundo fazem, falar do jeito que todo mundo fala e ser cópia das demais pessoas. Deus lhe fez e você tem sua individualidade. E se você é crente no senhor Jesus, então está livre, conforme diz Jesus Cristo em João 8:36 " se o filho os libertará, você tem liberdade para não seguir o exemplo da turma. Não precisa ceder ás pressões dos colegas.
Você se lembra de Moisés, aquele grande servo do senhor no velho testamento? Ele foi criado no palácio do faraó como seu neto, com todos os privilégios do filho da filha de faraó, num luxo, mas com muita idolatria. Quando cresceu, teve a coragem de rejeitar todos estes previlégios pois" preferiu sofrer com o povo de Deus em vez de gozar, por pouco tempo, os prazeres do pecado"(Hb 11:25 BLH).Moisés deve ter sofrido uma intensa pressão ao sair do palácio, e é possivel que tenha ouvido coisas como: " está louco!", "vai viver com escravos em vez de ficar no palácio?" esqueça que você nasceu um deles, aproveite a vida. Mas Moisés ficou firme, não cedeu as pressões, percebeu que os prazeres do pecado satisfazem por pouco tempo e não trazem a verdadeira FELICIDADE. Moisés, no palácio, deve ter estudado muito, pois a civilização egipcia foi bem avançada e ele era um rapaz muito inteligente.

Eu tenho certeza que você é inteligente e quer ter uma vida feliz. A Biblia define bem a inteligência quando diz que " o moço que obedece a lei de Deus é inteligente, porém o que anda em más companhia é uma vergonha para o seu PAI" (Pv 28:7 BLH).

° Então, como adolescente inteligente, você precisa tomar muito cuidado ao escolher suas amizades.

-Na escolha, evite a turma que acha que é bobagem se preocupar em estudar para passar nas provas, que acha que o maximo é se divertir a todo custo. Lembre-se que esta atitude traz prejuizo total. Evite estas amizades e não ceda ás pressões sa turma!

CONCLUSÃO

" Quem anda com os sábios será sábio, mas quem anda com os tolos acabará mal" (Pv 13:20 BLH). Somos influenciados demais pelas amizades, seja para o bem ou para o mal, mas tenha certeza que os amigos errados podem levar te ao prejuizo em todos os sentidos da VIDA.
° Você quer ter uma vida de prejuizo ou lucro? "Lembre-se sempre daquilo que aprendeu...Não vá aonde vão os maus. Não siga o exemplos deles. Não faça o que eles fazem. Afaste-se do mal. Desvie-se dele..."( Pv 4:13-15-BLH). Não é facil, mas lembre-se sempre que cristo é o melhor dos amigos, o amigo mais leal e o único em quem podemos confiar totalmente. Ele quer andar com você e ajudá-lo na escolha de suas amizades.


Versículo chave em que eu me REFLETIR : Salmo 1:1-6

" Não se enganem: As más companhias estragam os bons costumes" 1 corintios 15:33.
                                                                                                                                                      


Samara f.Leal Moura


Um comentário: